quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

"Deus seja louvado"

Não, não é nenhum post sobre Deus, religião, ou algo parecido. É sobre dinheiro.
Eu até já tinha percebido, mas nunca tive curiosidade para pesquisar sobre a frase "Deus seja louvado" presente nas cédulas.

Dei uma procurada e descobri que pra variar, isso é uma cópia dos nossos amiguinhos norte americanos, pois em 1853, quando o Norte liberal lutava contra o Sul escravocrata, o presidente Abraham Lincoln buscou reforço divino gravando no dólar a frase In God We Trust (em Deus confiamos) e um século depois o presidente Dwight Eisenhower mudou o lema nacional "E Pluribus Unum" (Um constituído por muitos), pela mesma frase de louvação a Deus, sendo obrigatória a sua presença no verde das notas de dólar.
Então,
quando presidente da República, em 1986, José Sarney implantou uma nova moeda, o cruzado, imprimiu nas cédulas uma novidade: a inscrição "Deus seja louvado".
Entre 1990 e 1992, sob governo de
Fernando Collor, as cédulas perderam essa inscrição.
Ela voltou logo após, com o governo de Itamar Franco. Devido a um respeitável pensador de esquerda, o sociólogo Fernando Henrique Cardoso, ministro da Fazenda e futuro presidente, que justificou o pedido ao Banco Central em março de 1994: "A frase é uma resposta à religiosidade do nosso povo".
Desde então
, essa frase é presente nas cédulas :DD





Cédula comemorativa




"Ironicamente, colocamos a frase 'Deus Seja Louvado' no nosso dinheiro; porém, 'O Dinheiro Seja Louvado' é a frase que está escrita secretamente em nossos corações."
profundo né ._.

Nenhum comentário:

Postar um comentário